BLACK BASS (Achigã) - A truta do Sul
O Black bass é considerado o peixe mais esportivo de água doce do mundo.É encontrado em 98 paises,sua pesca reflete na economia em bilhões de dólares.
Só nos Estados Unidos possui 46 milhões de adeptos, sua pesca corresponde a um movimento de US$ 28 bilhões anualmente,ou cerca de 0,5% do PIB deste pais.(Fish and wildlife service)
Os pescadores amadores e profissionais consideram o black bass (achigã) o peixe mais esportivo de água doce,tanto pela sua valentia quanto pelo excelente paladar de sua carne.
O Black Bass no mundo:
O black bass é encontrado em vários paises onde sua pesca constitui fator significativo na economia. A seguir, alguns paises onde este peixe espetacular pode ser pescado:Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Porto Rico, Botswana, Camarões, Kénia, Madagascar, Marrocos, Zimbabwe, África do Sul, Swazilândia, Tanzânia, Tunísia, Uganda, Japão, Filipinas, Inglaterra, França, Alemanha, Hungria, Itália, Suíça, Espanha, Portugal, Pérsia, Polônia, Romênia, Rússia, Holanda, Filandia, Noruega, Thecolosvaquia, China, Sudão,etc... Só um peixe espetacular consegue reunir em torno de si tantas culturas diferentes numa única linguagem universal, a da pesca esportiva.
Classificação Cientifica:
Reino:animália
Filo: chodarta
Classe:Osteichthtyes
Família:Centrachidae
Ordem: Perfiformes
Espécie: Micrópteros Salmoides
Origem do Nome Achigã: Achigã é como os índios canadenses chamam o black bass e que significa “aquele que salta”.O nome salmoides na espécie é devido a semelhança com os salmonideos como o salmão e a truta, daí ser chamado também de“truta do sul.
Características físicas:
Boca grande: a boca grande embora sem dentes é uma das características mais importante do black bass, lhe permitindo engolir grandes presas. O maxilar inferior proeminente em relação ao superior torna-o altamente adaptado na caça à superfície.
Velocidade: O corpo musculoso e com barbatanas bem desenvolvidas torna-o apto a mover-se muito a vontade em áreas confinadas , de emboscada onde aguarda pacientemente as suas presas. Pode nadar a uma velocidade estimada em cerca de 20 km/ h , ou seja bastante mais rápido do que se consegue recolher o molinete.
Visão á Cores: A sua visão é o seu mais importante sentido. Com os olhos colocados lateralmente na cabeça consegue uma visão binocular perfeita dirigida para frente e para o ataque , e uma visão monocular muito grande de cada olho dirigida para cada lado do corpo. Possui uma capacidade de focagem entre 30 cm a 12 metros e visão à core., É sem duvida a arma mais importante do black bass para localizar e capturar as presas de que se alimenta.
Audição: A audição é dada pelo ouvido interno , alta freqüência, e pela linha lateral, baixa freqüência. Ouvir , na realidade é uma capacidade única do ouvido interno , uma vez que a linha lateral capta as vibrações e ondas sonoras , mas não e propriamente audição.
Cheiro: O sentido do cheiro ao contrario de outras espécies como a truta e o cat-fish é pouco desenvolvida no achigã, embora melhore grandemente com a idade.
Paladar: Já o sentido do gosto é percebido pelo black-bass , uma vez que , depois de agarrar a presa , se for comestível, ele a mantém mais tempo na boca.
Tato: O tato entra em toda esta combinação, sendo certo que o bass agarra mais tempo iscas moles do que iscas duras.
Habitat: Apesar de se poder considerar o habitat global dos black bass de uma determinada represa toda a massa de água , existem , habitats menores dentro da represa que podem ser preferidos, evitados ou neutros.O conhecimento da utilização pelo black bass do espaço dentro da represa é obviamente vital para sua criação e pesca.
Os black bass dão preferência aos seguintes espaços em ordem decrescente: locais sem estrutura (massa d’água) ; vegetação aquática ; restos lenhosos; troncos horizontais , troncos verticais e rochas.
Crescimento: A bioecologia desta espécie é determinante na sua pesca esportiva e criação, é desejável que os Achigas cresçam depressa e bem , no menor espaço de tempo possível . Os crescimentos dos peixes procedem de uma forma diferente das dos mamíferos e aves enquanto estes crescem num máximo potencial estabelecidos pela sua estrutura genética e pára nesta altura, geralmente no fim da adolescência , os peixes nunca param de crescer ao longo de sua vida. No entanto, os achigãs não crescem com igual intensidade , apresentando um crescimento maior nos primeiros anos de vida e reduzido na sua maioridade
Fatores de Crescimento: Entre os vários fatores que condicionam e influenciam o crescimento do black bass (achigã) os mais importantes são.
Temperatura: O achigã,sendo um animal de sangue frio,tem sua atividade dependente da temperatura onde vive.Para temperaturas da água abaixo de 10ºC a sua atividade é bastante reduzida e o crescimento é nulo.O crescimento inicia a partir dessa temperatura(10ºC) e cresce com o aquecer da água,atingindo um ponto ótimo em torno de 27ºC. Esta condição é encontrada na região sudeste do Brasil. Abaixo de 5ºC e acima de 37ºC o black bass não se alimenta.
Alimento disponível: De nada adianta a temperatura da água estar num patamar favorável ao desenvolvimento do achigã se não estiver comida disponível, o melhor alimento natural para o bass é o lambari. O black se treinado aceita ração com teor de proteína em torno de 45%. Um black bass consome 3 vezes mais alimento a 25ºC que a 10ºC.
Origem Genética: Entre os principais fatores condicionadores do crescimento é a origem genética dos exemplares. O bass possui uma área de distribuição nativa muito extensa, apresentando populações melhores adaptadas geneticamente a diferentes condições. No caso a subespécie do sul dos EE UU, estado da Florida,conhecido por Floridans é o indicado para a região sudeste do Brasil.
Longevidade e Peso Máximo: A média de vida do black bass é 10 anos, mas já foi capturado exemplares de até 24 anos.O peso Máximo que se tem registro oficialmente foi pouco mais que10 quilos, pescado por George Perry, nos Estados Unidos.
Comportamento: O black bass é um predador top de linha, lutador incansável, ataca as iscas com saudável violência, e as vezes com a mais fina e imperceptível calma, tornando-o num peixe esportivo espetacular e fantástico.
Razões Pela Qual o Black Bass Ataca Uma Isca: Veja as principais razões do ataque do black bass as iscas.
Alimentação: Este fator é responsável por um terço dos ataques. Os motivos que podem desencadear um frenesi alimentar são a aproximação de uma tempestade, quedas da pressão atmosférica, enevoamento, ou uma frente quente após uma frente fria.
Ação Reflexa: Esta é a segunda razão pela qual um achigã ataca. As melhores iscas artificiais para desencadear uma ação reflexa são as spinnerbait e a crankbait e a melhor isca natural é o lambari. A profundidade para utilizar estas iscas é em torno de 1,80 m.
Raiva: A terceira razão de ataque do bass é a raiva. Muitas vezes lançamos a isca para um determinado local onde desconfiamos ter um black bass ,e só após irrita-lo com cerca de 6 a 10 lançamentos é que ele ataca, e geralmente de raiva.
Instinto protetor: O macho e a fêmea, enquanto no ninho,e o macho durante o período em que acompanha os filhotes, desenvolvem um elevado instinto de proteção que os leva a atacar as iscas lançadas em suas proximidades para as matar.
Curiosidade: É possível atrair um achigã pela curiosidade, embora este motivo não seja muito importante. Os peixes que estão passeando e não alimentando podem ser atraídos por iscas naturais quando trabalhadas com calma.
Competição: Muitas vezes dois peixes atiram-se à mesma isca, sendo comum ficarem os dois fisgados e outras vezes um black vem atrás do outro capturado.Isto acontece porque é comum os achigãs nadarem em cardume.
Instinto Territorial: O achigã possui um forte instinto territorial, os adultos de grandes dimensões protegem o seu território como um cão de guarda, qualquer isca que cai nas proximidades é atacada.
Instinto de matar: este instinto coloca muitos peixes em nossas linhas. É comum achigãs pequenos,até menores do que a isca atirarem-se à mesma, logicamente que não é para comerem e sim para mata-la.
MemoriaCurta: Os black bass como a maioria dos peixes tem memória curta, esquecem muito rápido que foram fisgados e logo voltam a cometer o mesmo erro.
Resumo: O black bass é sem dúvida um peixe espetacular,extraordinario e maravilhoso, imprescindível a quem gosta de pescar esportivamente.
TEXTO RETIRADO DO SITE ABAIXO:
http://www.lagosdaserra.com.br/index.php?conteudo=blackbass
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário